História

• O Colégio Pelicano
História

Fundado em 1 de julho de 1915, a Escola São João da Escócia surgiu com o propósito de servir à comunidade poços-caldense prestando assistência moral e educacional às crianças carentes de todo o município.

Os integrantes da Loja Maçônica Estrela Caldense se empenharam desde o princípio na criação da instituição. Eles escolheram o nome em homenagem às lojas maçônicas escocesas que realizaram um grande movimento de reorganização da sociedade maçom e na época elegeram São João Batista como seu protetor.

Quatro décadas após a fundação da escola, em agosto de 1954, houve a necessidade de ampliar a estrutura educacional e física para que mais alunos pudessem ser atendidos. Incorporou-se então à Escola Técnica de Comércio, do professor Arino Ferreira Pinto. Com essa junção, a instituição passou a se chamar tal como hoje, o Instituto Educacional São João da Escócia.

Desde a sua fundação até os dias de hoje, o instituto já se mostrou como um dos mais importantes e reconhecidos estabelecimentos de ensino de Poços de Caldas.

O SÍMBOLO DA LUTA

O Instituto Educacional São João da Escócia teve a sua história construída com espírito de luta, dedicação e renuncia. O pelicano foi escolhido ave símbolo do colégio pelo forte referencial simbólico.

Conhecido por realizar sacrifício com seu próprio corpo, o pelicano, quando não encontra alimento para os seus filhotes, fere a si próprio para alimentá-los com o seu sangue. Com o passar dos anos, este símbolo incorporou-se de tal maneira ao nome, que a instituição é popularmente conhecida como Colégio Pelicano.